quinta-feira, 3 de março de 2011

7 razões para reciclar

7 razões para reciclar
Conheça bons motivos para fazer a coleta seletiva de lixo na sua casa

Reciclagem
Confira 7 boas razões para perder um pouquinho do seu tempo separando os materiais recicláveis do restante do lixo.
1. Gera empregos
Atualmente a indústria da reciclagem emprega mais de 500 mil pessoas no Brasil, de catadores atéartesãos.
2. Preserva os recursos naturais
Para produzir alumínio, por exemplo, o homem destrói matas para extrair a bauxita. A reciclagem das latinhas de refrigerante e cerveja evita esse dano ambiental.
3. Conserva o solo
Atualmente a maior parte do lixo recolhido nas grandes cidades vai para aterros sanitários. O solo que recebe esse material acaba sendo inutilizado para sempre.
4. Economiza energia e água
Cada lata de alumínio reaproveitada gera uma economia de energia equivalente ao consumo de uma TV por três horas.
5. Salva árvores
Cada 50 quilos de papel reciclado transformado em papel novo evita que uma árvore seja cortada.
6. Previne enchentes
Uma garrafa plástica de refrigerante pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Reciclando, você não deixa que esse material se acumule nos rios, provocando enchentes.
7. Evita intoxicação
Reciclar baterias de celular afasta o risco de contaminação do solo por componentes tóxicos como cádmio, chumbo e mercúrio. Essas substâncias, em contato com o nosso corpo, podem afetar o sistema nervoso central, fígado, rins e pulmões.

O que separar?
Papéis
SIM - Cadernos velhos, revistas, jornais, papéis de escritório, papel de seda, caixas de papelão, cartolina, embalagem longa-vida.
NÃO - Papel vegetal, celofane, papéis encerados, carbono, papéis engordurados, fotografias, fitas ou etiquetas adesivas.
Plásticos
SIM - Frascos de xampus, detergentes, refrigerantes, sacolas de supermercado, tampas e potes plásticos, caixas de ovos, frutas e legumes, canetas esferográficas, escova de dentes, baldes.
NÃO - Isopor, plásticos como o usado na fabricação de computadores, telefones e eletrodomésticos, embalagens metalizadas.
Vidros
SIM - Copos, garrafas de bebidas, frascos em geral (molhos, condimentos, remédios, perfumes e produtos de limpeza), potes de alimentos. Podem ser inteiros ou em cacos.
NÃO - Espelhos, vidros de janelas e automóveis, lâmpadas, âmpolas de medicamentos, cristal e vidros temperados.
Metais
SIM - Latas de alumínio (refrigerante, cerveja e sucos) e latas de aço em geral como as de sardinhas, óleo, creme de leite, molho de tomate.
NÃO - Esponjas de aço e canos de metal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário