sexta-feira, 4 de março de 2011

Reciclagem de latinhas

A reciclagem de latas ou reciclagem de alumínio é um processo que se divide em 10
etapas, tendo como seu ponto de partida a entrega do material em postos destinados
 à coleta específica. O material com que as latinhas são feitas é o alumínio, e ele
apresenta diversas vantagens se comparado a outros tipos de materiais recicláveis.
Uma das vantagens do alumínio é o fato de que ele não sofre os efeitos da
 degradação em meio ao processo, além disso, o alumínio pode ser usado para o
 mesmo fim, ou seja, as latinhas de refrigerante, por exemplo, tornam a ser latinhas de
 refrigerante, ao contrário de garrafas de plástico que após a reciclagem não podem se
destinar ao armazenamento de alimentos.

Valor Residual
Outro aspecto positivo do alumínio diz respeito ao seu valor residual que é alto, desta forma consiste em uma fonte de renda importante para os catadores. Por exemplo, as latinhas de alumínio têm um valor 33 vezes maior do que o valor agregado ao aço, e um valor 55 vezes maior do que o valor agregado às embalagens de vidro.













 
Uma latinha, após sua produção na fábrica, leva cerca de dois meses apenas para retornar a um centro de reciclagem. É justificável que vejamos tantas pessoas empenhadas em catar latas de alumínio, pois este material oferece um retorno financeiro dos melhores no segmento da reciclagem.
A Origem do Alumínio
A bauxita foi descoberta na França, mais precisamente em uma cidade chamada Lês Baux, e é a matéria prima utilizada na fabricação do alumínio.
Para o processo de fabricação é necessário fazer a separação dos elementos da bauxita, a alumina consiste em um pó fino e branco, e chega-se a ele através da refinação. Após os processos químicos de moagem, de filtragem, de calcinação e de eletrólise é que temos o alumínio.

Curiosidades
O peso de uma lata de alumínio é de 14,5 g, sendo que são necessárias 67 latinhas para conseguir 1 kg. A reciclagem de mil quilos de alumínio representa cinco mil quilos de minério bruto que foi poupado (bauxita). No Brasil se encontra uma das três grandes reservas mundiais de bauxita.
A reciclagem de latinhas de alumínio é responsável pelo consumo de somente 55% de toda a energia que seria gasta na extração da bauxita, esta economia é capaz de prover a iluminação de 48 residências.

Alumínio

No Brasil, o processo que envolve a reciclagem de alumínio envolve atualmente mais de duas mil empresas. Cada brasileiro consome em média, cerca de 50 latinhas de alumínio por ano, já os americanos são responsáveis pelo consumo de cerca de 380 latinhas de alumínio por habitante, ao ano.  A decomposição de uma latinha de alumínio na natureza pode demorar 100 anos ou mais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário