terça-feira, 1 de março de 2011

Reciclagem de "latas" - todos ganham, principalmente o meio ambiente EM PORTO SEGURO NA BAHIA

Uma cena constante que se vê atualmente são pessoas catando latinhas de alumínio. Essa ação, feita por pessoas comuns ou catadores profissionais, é muito importante para a sociedade. Graças a isso o Brasil é pela sexto ano consecutivo campeão mundial na reciclagem de latas de alumínio, segundo a ABAL – Associação Brasileira do Alumínio.
Isso não se deve somente à consciência ambiental do povo brasileiro, mas à necessidade de obtenção de renda, afinal o quilo da lata custa, em média, R$ 3. No Brasil mais de 300 mil catadores vivem do lixo para garantir renda mensal de até R$ 500. Como vantagens da reciclagem dessas latinhas temos a redução do volume de lixo nos aterros sanitários, o ganho significativo de energia para a produção de novas latas e a preservação do meio ambiente.
Na reciclagem de uma tonelada de latas gasta-se 5% da energia necessária para produzir a mesma quantidade de alumínio pelo processo primário, através da extração da bauxita. Cada latinha reciclada economiza energia elétrica equivalente ao consumo de um aparelho de TV durante três horas. A energia economizada com a reciclagem da lata de alumínio daria para abastecer uma cidade com 1 milhão de habitantes durante um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário